Dia Internacional da Mulher!

08:48




Hoje no Dia Internacional da Mulher, mais que comemorar e ser homengeada, é dia de  discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Quero aqui parabenizar a mulher mãe, esposa, trabalhadora, menina que é capaz de matar um leão por dia, que luta pra não ser vista como uma coadjuvante. 

Um Feliz dia para todas!
Parabéns Mulheres!


Fonte: Sua Pesquisa

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi, mandy!

    É sempre bom sabermos os motivos das comemorações, né? Tb postei isso no blog. ^^

    Beijocas e parabéns pelo seu dia.

    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, as vezes esquecemos o real motivo das datas, principalmente essa.
      Parabéns para nós!
      bjs

      Excluir

Oi Linda!
Obrigada por compartilhar conosco sua opinião.
Volte Sempre, Beijos!

Like us on Facebook