Outubro Rosa , Divulgue esse Movimento!

16:46

Oi Flores!
Iniciou ontem dia 01/10 o Movimento Outubro Rosa, que busca conscientizar e combater o Câncer de Mama.


O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano.


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
 
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.


Durante todo o mês de outubro, diversas empresas participarão da campanha Outubro Rosa, com objetivo de incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além das unidades móveis que realização mamografias gratuitas em Salvador, o Instituto de Hematologia e Oncologia da Bahia (IHOBA) também oferecerá atendimentos gratuitos, nos dias 06 e 27 de outubro, para mulheres a partir de 40 anos. O atendimento será feito exclusivamente após o pré-agendamento por meio do telefone (71) 3359-7600.

Uma parceria da com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Clínica Delfin, irá ajudar na prevenção ao câncer de mama. A ação será realizada entre os dias 1 e 19 de outubro e tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer. Para isso, serão realizados aproximadamente oito mil exames de mamografia em mulheres da população carente.


Os atendimentos poderão ser feitos de segunda-feira a sexta, das 8h às 17h em unidades móveis que circularão por Salvador, em locais como Universidade do Estado da Bahia, no Cabula; no Hospital João Batista Caribé, no Subúrbio Ferroviário, e no Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes, Cajazeiras. As mulheres que desejam realizar o procedimento devem apresentar um documento oficial com foto e o cartão do SUS.  Em 2011, a iniciativa beneficiou mais de 50 mil mulheres no estado. Os exames foram realizados em unidades móveis que percorreram 63 municípios baianos. O momento também serve para alertar as mulheres para a importância da realização do exame, que deve ser feito todo anualmente, a partir dos 40 anos e até os 60 anos.

Em Lauro de Freitas, uma série de atividades comemorativas reforçarão a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A programação da cidade inclui orientações sobre a prevenção do câncer, busca ativa de mulheres na faixa etária de preventivo para realização de mamografia, avaliação clínica das mamas e coleta de preventivo e também atividades educativas com distribuição de folder sobre a prevenção do câncer.


Divulguem essa iniciativa por aí.
A prevenção ainda é o melhor remédio.

Beijos,




Fonte: R7 / Portal do Servidor / Bolsa de Mulher / outubrorosa.org.br

You Might Also Like

1 comments

Oieee! Obrigada por compartilhar conosco sua opinião.
Volte Sempre, Beijos!

Like us on Facebook